terça-feira, 15 de agosto de 2006

EÇA ESTÁ ACTUAL



... queria uma república governada por génios, a fraternização dos povos, os Estados Unidos da Europa...Além disso, tinha longas queixas desses politicotes, agora gente do Poder, outrora seus camaradas de redacção, de café e de batota...


- Nisto: no ressuscitar do espírito publico e do génio do português! Sovados, humilhados, arrasados, escalavrados,tínhamos de fazer um esforço desesperado para viver. E em que bela situação nos encontrávamos! Sem monarquia, sem essa caterva de políticoa, sem esse tortulho da inscrição, porque tudo desaparecia, estávamos novos em folha, limpos, escarolados, como se nunca tivéssemos servido. E recomeçava-se uma história nova , um outro Portugal, um Portugal sério e intiligente, forte e decente, estudando, pensando, fazendo civilização como outrora... Meninos, nada regenera uma nação como uma medonha tareia... Oh! Deus de Ourique, manda-nos o castelhano!



- Portugal não necessita de reformas, Portugal o que precisa é a invasão espanhola.




In "Os Maias" romance de Eça de Queiroz
Século 19
INCÊNDIO


Podíamos ser um PAÍS, viver no paraíso, sermos diferentes de outros, sentados nas falésias contemplarmos o mar, bebermos a maresia num pôr dum sol que todos os dias nos visita e nos aquece as palavras e os gestos. Mas não. Caminhamos para o inferno, incendiamos as árvores e a floresta; armadilhamos as palavras e os sentidos; destroçamos este navio de frágeis amuradas que balança perigosamente ao sabor de marés e ventos contraditórios.
Ah barco periclitante! Não podes zarpar, nem sequer atracar, que Adamastor ou Camões te deitará a mão?
INTERREGNO



Mais um enorme interregno neste blog que eu pensava ser diário. Apesar de pertencer àquela "seita" que dizem nada produzir e de ser uma maioria retrógada e amorfa: os reformados (ah esses malandros), o meu tempo tem sido tão ocupado, com uma variedade enorme de assuntos que não sobra grande coisa para pensar e escrever. Penso que, apesar de algumas actividades que tenho para Agosto e Setembro, me sobrará engenho e arte para escrever algumas palavras neste blog. Vamos ver.