terça-feira, 28 de abril de 2009

INDIFERENÇA

Dói-me esta indiferença
este mastigar lento da memória
que cuspo angustiado
nas balizas do tempo
já não me dói o passado
já não me dói o presente
agoniza-me pensar no futuro.

SEREIAS

No espelho em que me vejo e me invento
imagino as manhãs longas que vou parir
sonhando esse mar chão onde florescem
pequenas sereias de quem acalento
saborear os frutos que amadurecem
à beira-mar do meu contentamento.

sábado, 25 de abril de 2009

VÍDEOS MENTIRAS E SEXO

Os vídeos não contam; as escutas telefónicas são ilegais; os putos são uns mentirosos; as pressões não existem; os mcains piraram-se; os autarcas gozam que nem uns pretos; os pretos gozam com a polícia; os partidos prometem e não cumprem; os deputados fartam-se de gozar à nossa conta; o governo desgoverna; o PM vem no vídeo.É mentira. O sr. engº ou não, as casas da Covilhã ou não, a universidade independente ou não, o freeport ou não: É mentira. Dos vídeos que não contam às mentiras que nos contam é um mar inJUSTIÇA, é um oceano de inSEGURANÇA. Saúde, educação, segurança social são os dentes podres deste 25 de Abril que hoje alguns comemoram. Um vinte e cinco de Abril mal contado às nossas crianças. O Zé sofre e as elites gozam. De vídeos e mentiras já chega, agora Zé pôe-te a quatro patas porque este governo quer completar a trilogia.

terça-feira, 21 de abril de 2009

A NOSSA SAÚDE OUTRA VEZ

Hospital Amadora-Sintra, quarta -feira, 22 horas da noite, chego ao hospital torcido de dores, a sala de espera está cheia, faço a inscrição, entro para a triagem, sigo para o gabinete 10 onde sou atendido por uma médica de voz estrangeirada; passo ao gabinete 8 onde me enfiam um tubo pelo sexo dentro e lá se foram as dores. Saio de lá às 4 horas da madrugada. Madrugada de domingo, 4 horas, volto ao local do crime sou atendido por uma funcionária portuguesa, vou à triagem com uma enfermeira espanhola, sigo para o gabinete 16 onde um médico ucraniano me atende as queixas e passo para a enfermeira que por acaso também é espanhola (ou não, não sei) . Saio às 7 horas. Segunda-feira, 10 da manhã, regresso outra vez ao hospital para tirar o dito tubo. Espera-me uma sala cheia a transbordar, filas de ambulâncias, pessoas encolhidas pelos cantos, fitas vermelhas, azuis, amarelas e verdes a brilhar nos pulsos de tanta e tanta gente. De quando em vez, pelo altifalante, chamam pelos doentes em vozes de tanta nacionalidade, que é um desafio perceber quem é quem. Chamam-me às 16 horas, sou atendido por uma médica de cor e o enfermeiro português retira o tal apêndice. Seis horas para me retirarem um tubo e que durou um minuto a fazer! è isto a nossa saúde.

quinta-feira, 16 de abril de 2009

A NOSSA "SAÚDE"

Em Dezembro findo recebi uma notícia boa e outra má. A boa é que o meu caro Dr. Guimarães pediu a reforma e foi gozar a vida para outras paragens, a má, é que fiquei sem médico de família e agora vou juntar-me ao rol dos quatorze ou quinze mil utentes nas mesmas circunstâncias. É isto a nossa saúde. Felizmente que amigos meus me aconselharam a inscrever-me na Associação O Vigilante, que presta cuidados médicos aqui, na Amadora. Por azar precisei logo de assistência, por sorte encontrei uma médica com o perfil do que eu entendo por médico. Uma consulta, uma hora e muitos pontos de encontro na relação doente-médico. Afinal temos bons médicos, porquê este Serviço Nacional de saúde?

segunda-feira, 6 de abril de 2009

ÉRAMOS TODOS BONS RAPAZES

Foi com imenso agrado que vi ontem na RTP, no programa "As Escolhas de Marcelo", a recomendação ao meu livro "Éramos Todos Bons rapazes". Para quem não assistiu, poderá ver na internet no site da RTP, o vídeo do programa e a lista de livros recomendados neste Domingo 5 de Abril de 2009.

sábado, 4 de abril de 2009

CHAMAR OS BOIS PELOS NOMES

A Sexta-Feira é dia de Jornal Nacional da TVI. Pelas 20 horas não perco a Manuela Moura Guedes e as suas notícias. Sem papas na língua, que os bois são o que são. O caso Freeport, ali, não anda em banho-maria, está quente, bem quentinho. Mudo o canal e vou à Sic Notícias, e apanho no início uma entrevista com o Dr.Pires de Lima. Mais nomes para os bois. Uma delícia ouvir a serenidade e frontalidade deste Senhor. Mas parece que o país não está atento. O Zé gosta mais de telenovelas, de futeboladas e de socretices. Abre o olho Zé Povinho!

quarta-feira, 1 de abril de 2009

UM DIA NA "EMBAIXADA"

Aspiras o ar e o fumo simultaneamente. O cigarro
Nas tuas mãos delicadas
Decresce a cada fumaça.
O fumo, esse, serpenteia por entre
Os teus cabelos
Castanhos dourados, ou não
Não sei.

Mordes o dedo enquanto
O azul dos teus olhos
Percorre o azul dos meus, ou não
Não sei.

O teu sorriso salpica-se a cada palavra
Que pronuncias à tua companheira enquanto
O nevoeiro do fumo envolve cumplicidades,
Ou não
Não sei.

Tento adivinhar pela tua pose, pelos teus gestos
se és mulher do dia
Da noite, da madrugada
Serás ou não,
Não sei.

O cigarro morre no cinzeiro
O fumo dissipa-se e tu
Recostada na cadeira, sorvendo da taça,
Esse champanhe feito sangria
Continuas a ser para mim
Uma interrogação,
Podes ser rio azul e sereno
Ou mar verde e bravio
Ou não,
Não sei.

E partes, deixando
Como entraste, um rasto de interrogação
E eu sentado na mesa no outro canto
Acabando o resto da coca-cola,
Fico sonhando ou não
Não sei!

EMBAIXADA DOS SABORES

Amadora não é apenas dormitório, pelo contrário é uma cidade com vida, com movimento e com bons restaurantes como prova o restaurante Embaixada dos Sabores. Vale a pena visitar a Amadora e almoçar ou jantar neste restaurante pois tem um ambiente agradável, empregados simpáticos e qualidade no serviço. Amadora no seu melhor. Aqui fica uma pequena homenagem a este espaço:


As meninas




Percorrem a sala vezes sem conta
Em passos de magia, sinuosas gazelas em selva citadina.

Os olhares atentos, os gestos delicados
Os sorrisos fáceis
São os sabores que temperam esta salada
Tão simples, tão colorida.

As mãos frágeis, trazem-me o café
Adoço-o com meio pacote de açúcar
E o mel de um sorriso furtivo.

Hoje, não comi a sobremesa
Essa, fica na ternura de um até amanhã.

HOJE É DIA DAS MENTIRAS

Última hora: Sócrates não está envolvido no caso FREEPORT!