terça-feira, 23 de março de 2010

OS CACETEIROS DO NORTE

De repente toda a gente começou a fazer de Bruno Alves, o melhor do mundo, de jogador, de profissional, de pacificador. Pergunto eu: andamos a brincar ou quê? Bruno Alves que passa os jogos, a não jogar futebol, ficando impune, que vem duma escola própria desse clube do norte, onde se formaram André, Jorge Costa, Paulinho Santos já para não falar em Rodolfo, Celso ou Geraldão. Clube de caceteiros que desde há largos anos vêem numa face oculta a desvirtuar todos os apitos do mundo. Capitão duma equipa à Porto? Claro, caceteiros sem castigo que viveram do sistema e que ganhando nunca souberam ganhar, e quando perdem... vem ao de cima a qualidade intelectual da bicharada. Dentro deste país (chamemo-lhe assim) o desporto futebol é mais uma nódoa que em nada dignifica e contribui para a evolução cultural do mesmo.

NOTÍCIA DE HOJE

UM EM CADA CINCO PORTUGUESES SOFREM DE SAÚDE MENTAL!

Vejam bem, ministros, secretários de estado e sub-secretários, 250 deputados, somem tudo, dividam por cinco e vejam por quem somos governados!

OS SUBORNOS E AS PRENDAS

Somos um país de subornados e subornandos, de vigaristas de trapezistas e outros artistas. Somos um país onde meio mundo quer enganar o mundo inteiro. Do Zé ao Maioral! Somos enganados pelo coxo, que não é coxo nem cego; somos enganados pelos vendedores de rifas e peditórios; somos enganados na praça quando compramos às vendedeiras; Somos enganados nos saldos, nos descontos, nas pechinchas; somos enganados pelo tio, pelo primo, pelo irmão e da mulher nem se fala; somos enganados nos bancos, pelos spreds, pelos juros, pelos cartões. Somos um país onde se pedem favores, se trocam louvores, se untam os doutores. Subornamos o vizinho, o caixa do banco o empregado da pequena e da grande empresa. Subornamos a função pública, as finanças, as crianças, e as nossas próprias maningâncias. A tudo e todos damos prendas e prendinhas: umas garrafitas de vinho, umas jarras a alguns jarrões e até umas florzitas a uma colega na mira dum "queca" ao virar da esquina. Mas há prendas e prendas e aquela que há tempos me ofereceram e me está atravessada até ao limite é este senhor doutor, arquitecto, engenheiro ou meio engenheiro, de curso de pacotilha, domingueiro, que se chama José e que todos os dias me colocam na minha varanda diária que é o meu televisor. Felizmente que o meu tele comando funciona direitinho, e dando a volta manda-o pelo cano abaixo.

sexta-feira, 19 de março de 2010

PEC ( O PECADO)

Veio hoje a público através do jornal O SOL, a lista de prendas e presentes que um tal Manuel Godinho ofereceu a meia dúzia de ocultistas cujas faces vêem bem explicitas no artigo. Tenho pena que não abram o talego do Zé para ver o que salta lá de dentro: impostos camuflados de certeza!

quinta-feira, 18 de março de 2010

PEC

PEC-Por Este Caminho estamos condenados. Em quase mil anos estes senhores doutores não conseguem governar esta amostra de país, ao menos, como dizia Eça, "deixem governar os estúpidos".

FOI LANÇADO O MOVIMENTO VAMOS LIMPAR PORTUGAL

Ok. Óptima ideia, mas comecemos pela Assembleia da República e pelos ministros!

sexta-feira, 5 de março de 2010

CCB

Esta manhã resolvi dar um salto ao Centro Cultural de Belém, porque não fui à inauguração da exposição da Joana Vasconcelos. Neste momento o Museu Berardo apresenta várias exposições e qualquer delas dignas de serem vistas. Em fevereiro vi a correr o BES photo 2009 e o "Body Without Limits" de Judith Barry. Depois já em Março dei uma olhadela aos "Auto-retratos do Mundo" de Annemarie Schwarzenbach. Hoje, também de fugida espreitei uma retrospectiva de Robert Longo, o novo percurso pela colecção Berardo chamado "Sous la dictée de l'image", com muitas obras que eu já conheço, no entanto nunca é demais tornar a ver. Finalmente "Sem rede" de Joana Vasconcelos com os seus imaginários fabulosos. Voltarei a falar destas exposições depois de, com mais calma, fazer uma visita mais prolongada. Vale a pena uma visita ao CCB. Apenas quero referir dois pequenos erros que estão em dois mapas colocados no novo percurso da colecção Berardo: num deles associa-se a Pollock um pintor chamado Biopelle, chamei a atenção de quem de direito pois o pintor chama-se Riopelle e está efectivamente na linha de Pollock. Noutro mapa, com várias árvores de pintores, está numa pernada, um pintor Pollack, que eu efectivamente não conheço e daí, também a minha chamada de atenção. Tudo bem, veremos se na próxima visita já está tudo no devido lugar.

quinta-feira, 4 de março de 2010

MAIS UMA PEQUENA SOLUÇÃO PARA A CRISE

Muita gente tem vindo a terreiro dizer de sua justiça quanto às soluções para a crise em que vivemos. Da Grécia vêm notícias de cortes do 13º mês e outras medidas, da Irlanda vêm as diminuições dos ordenados e pensões, por cá fala-se do congelamento de ordenados. Ora, cá por mim, tam´bém tenho uma sugestão a fazer e desta vez socorro-me do Dr Salazar, que quando entro para o Governo, fez sair uma lei em que se dizia que não era permitido ter mais que dois empregos. Se temos mais de quarenta mil licenciados desempregados, uma lei deste tipo, traria concerteza emprego a muita gente, já que há por aí menino que tem quatro e cinco empregos, quando não dez ou mais. E já não falo das pensões de certos boys, que atingem a raia do inimaginário. Ser administrador de várias empresas é um luxo que muito gestor da nossa praça vive, mas não só...

JUDITE DE SOUSA E MEDINA CARREIRA

Finalmente a RTP deu tempo de antena a Medina Carreira. Meia hora apenas no programa da Judite de Sousa mas ainda assim deu para ouvir um homem sereno, conhecedor dos problemas da nação, e que diz para quem o quer ouvir as verdades que ninguém se atreve a dizer. Frontalidade e verticalidade são como já sabemos, o seu timbre; chamar os bois pelos seus nomes, sem olhar a quem e lançar os reptos a quem se esconde nas "tábuas" são também a sua marca. Perante tanta mediocridade na vida política é bom saber que ainda há portugueses que olham para Portugal com outros olhos.