terça-feira, 8 de março de 2011

A QUESTÃO CEREALÍFERA

Retirado do livro: Salazar, uma biografia política


"Portugal deveria tornar-se auto-suficiente em cereais, especialmente trigo, fazê-lo era um imperativo económico e financeiro"

" em todo o caso, toda a dissertação sugeria uma preferência pela agricultura como principal fonte de riqueza da economia portuguesa"

" Portugal não podia continuar a importar mais do que exportava. Portugal tinha de se manter a si próprio, produzindo aquilo que consumia e encontrando mercados para as suas exportações."

A QUESTÃO CEREALÍFERA

SIMPLESMENTE A LETRA "A"

O que mudou realmente no antes e depois de Abril foi efectivamente a letra "A"

antes: DEUS, PÁTRIA, FAMÍLIA

depois: ADEUS, PÁTRIA, FAMÍLIA

AINDA ONTEM E HOJE

De ontem:
"Educar é dar a Deus bons cristãos, à sociedade cidadãos úteis, à família filhos ternos e pais exemplares"

De hoje:
"Educar é dar ao país ateus, à sociedade cidadãos inúteis, à família filhos drogados e pais separados"

segunda-feira, 7 de março de 2011

PORTUGAL DE ONTEM...

No Natal passado ofereceram-me um livro sobre um tal Salazar. Uma biografia de 800 páginas sobre a vida do senhor António, um pobre campónio, vindo das berças, formado em direito e que se transformou no sanguinário déspota que dirigiu este país durante umas largas dezenas de anos. agarrado ao poder diz-se, caíu da cadeira e ainda hoje se lhe atribui todos os males desta nação. Claro que hoje há por aí muito menino com tantos anos sentados na mesma cadeira e não a largam, nem caiem dela, deve ser da qualidade da madeira, é pau santo é o que é...
Deste livro ainda só li 150 páginas, mas já deu para poder dar umas dicas sobre o pensamento e obra do dito cujo.

"... íamos encontrar uma deficiente formação do português, e que portanto de pouco valeria mudar governos ou regimes, se não tratássemos em primeiro lugar de mudar os homens. Eram precisos homens: tornava-se mister educá-los."



Em 1909 o senhor António deu uma palestra pública onde expôs os seus pensamentos sobre o futuro de Portugal: " A chave era a educação e Desmolins o modelo a seguir. Já se tinha procedido a demasiadas reformas, centradas apenas nos conteúdos curriculares e não nos métodos de ensino. Os alunos saíam da escola totalmente impreparados para o mundo real e de pouco utilidade serviam ao País..."


onde é que eu já vi isto?


"Aquilo que Portugal precisava, para asseguara a sua sobrevivência, era de engenho, iniciativa e vontade de arriscar; precisava de empresários, industriais e agricultores empreendedores, e não de mais funcionários públicos..."

TODOS À MANIFESTAÇÃO

Sábado dia 12 lá estarei! Não sou rasca, não estou à rasca, mas estou de corpo e alma com a geração daqueles que não são rascas, que querem trabalho, que querem um futuro. Queremos mais empregos, mais justiça e menos recibos verdes.

PORTUGAL DE ONTEM E DE HOJE

Este Portugal que hoje se afunda, aos olhos de quem quer ver esta realidade, é um Portugal à rasca, não de uma geração rasca, mas de muito boa gente rasca, que não serve o país, servindo-se isso sim dele (de nós) carpindo mágoas e subsídios, gentalha que cospe no chão (e não só o pé-descalço) que risca paredes, que não trabalha, que assalta e rouba, que vive da noite, que vive da droga. Este Portugal que estende uma mão à moedinha para o pó e a outra à Europa para umas moedinhas para pagar juros, para pagar salários, para pagar aquilo que não produzimos. Este Portugal de corruptos, de gente fina que canta balelas na televisão, que pede sacrifícios, (mas para eles não) gente que passados quarenta anos ainda andam a gastar o ouro do senhor António, em especial um tal governador do banco de Portugal, hoje na Europa, tão bom gestor que trocou duzentas toneladas de ouro por divisas que hoje em comparação com o preço do ouro valem nicles. Este Portugal a quem esta nova geração à rasca vai presentear com uma mega manifestação de descontentamento, é um país sem futuro, vendido em brutais prestações mensais, de dívida pública. Gostaria de poder dizer que esta gente que hoje nos governa iria ser julgada no futuro pelo comportamento que têm tido em relação aos portugueses e à Pátria, mas não... irão escapar como a fina areia do Algarve por entre os dedos dos turistas que não vamos tendo.

sexta-feira, 4 de março de 2011

ORGULHO DE PAI


Eu disse que ía aproveitar estes 35 anos para fazer alguns agradecimentos.
E este não é menos especial que o anterior mas acarreta muito maior responsabilidade.
PAI é uma palavra com muita responsabilidade... e também é responsável pelo o que sou hoje no mundo e perante as pessoas.

A ti, conheço-te desde de sempre... desde o minuto 1 não deste tréguas e estiveste sempre presente. E quando digo sempre, é MESMO SEMPRE... não fossem episódios como levar-nos às audições para os Onda Choc, ir buscar-nos ao concerto dos Guns n' Roses (erámos 7 no carro.... ai jesus se a polícia nos apanhasse!!!) e comprar-me bilhetes a Alvalade no próprio dia do concerto dos Metallica e me deixares ir sozinha enquanto esperavas por mim lá fora... e podia continuar com muitos e muitos exemplos.

De ti acho que herdei a simpatia de conquistar as pessoas, ambos temos muita facilidade em fazer amizades, a capacidade do desenrascanço e procurar sempre uma saída mesmo quando a porta nos parece fechada, a ser ponderada, justa e muito pontual.

Mas também herdei coisas más e só assim de relançe me lembro do prolapso da válvula mitral, do ossinho irritante no peito do pé e da capacidade de stressar com coisas que não vão fazer mudar o mundo!!! :)

Sempre me deixaste ser quem sou, mas sei que sempre estiveste a olhar de muito perto, com mão pronta para me segurar em caso de queda.
De ti gostava de ter mais da tua sensibilidade, sensatez e sabedoria.
Tenho pena que agora te dediques tão pouco à escrita (ainda sonho ler o livro com a história da tua infância de que apenas vi 4 ou 5 páginas redigidas) e que o sonho de expôr esteja um pouco escondido algures que não consigo encontrar.

Neste dia destes meus 35 anos foste mais uma vez incansável. Ajudaste e tudo fizeste para que pudesse ter a festa que preparei com a Ana e tudo correu como planeado.
Muito OBRIGADA por este dia.
Muito OBRIGADA por tudo.

Sempre me disseram que sou a "Menina do Papá".
E então?
Serei a "Menina do Papá" por mais 35 anos se me deixares!