sábado, 9 de outubro de 2010

PORTUGAL- UMA BARRACA COM UM SUBMARINO À PORTA

Infelizmente não vi a entrevista que Frei Fernando Ventura deu na Sic Notícias há uns dias atrás. Mas felizmente que um amigo me enviou por email esse pequeno momento que todos os portugueses deveriam ver. Não conheço Frei Ventura, mas o seu discurso encantou-me. Falou da crise, de Portugal, dos portugueses, com uma clarividência fora do comum. Este país está no fundo, e não se vislumbra qualquer sinal, qualquer escada a que possamos deitar a mão. A classe política pouco rica de ideias mas rica noutras coisas, os ricos vêm de mansinho dizer que não são eles que têm de pagar a factura, os sindicatos querem aumentos e querem greves, os economistas vêm uns atrás dos outros às televisões e outros orgãos de comunicação dar uns bitaites. E o Zé? o Zé aguenta, mas já não sei até quando. Frei Ventura falou de tudo isto e muito mais. Há muitos anos Juca Chaves, um cantor popular do Brasil, fez uma canção sobre a miséria do seu país e do porta-aviões que os nossos irmão brasucas compraram para... nada. Frei Ventura lançou o mote: Portugal uma barraca com um submarino à porta. Quem se atreve a escrever uma canção?

2 comentários:

A. disse...

Pois é, meu caríssimo Júlio, todo este estado de coisas deixa-me, de dia para dia, menos crente de que haja salvação para esta gente que trabalhou e trabalha, com honestidade, para este país que não a valoriza.
Devo dizer que, se tudo quanto se está a desenvolver perante a nossa passividade não fosse tão real, nas consequências, eu nem acreditaria.
Aguardemos, mas nada de bom lá vem.
Entretanto, com muita estima, deixo-lhe aqui o link para um post que escrevi há dias...
http://podepratasobreasnuvens.blogspot.com/2010/09/telefonia.html
Esperamos poder ter o prazer da v. companhia (sua e da L.), logo que possível. Talvez uma estórias inspiradoras nos devolvam alguma esperança.
Um enorme beijinho para todos

A. disse...
Este comentário foi removido pelo autor.