segunda-feira, 7 de março de 2011

PORTUGAL DE ONTEM...

No Natal passado ofereceram-me um livro sobre um tal Salazar. Uma biografia de 800 páginas sobre a vida do senhor António, um pobre campónio, vindo das berças, formado em direito e que se transformou no sanguinário déspota que dirigiu este país durante umas largas dezenas de anos. agarrado ao poder diz-se, caíu da cadeira e ainda hoje se lhe atribui todos os males desta nação. Claro que hoje há por aí muito menino com tantos anos sentados na mesma cadeira e não a largam, nem caiem dela, deve ser da qualidade da madeira, é pau santo é o que é...
Deste livro ainda só li 150 páginas, mas já deu para poder dar umas dicas sobre o pensamento e obra do dito cujo.

"... íamos encontrar uma deficiente formação do português, e que portanto de pouco valeria mudar governos ou regimes, se não tratássemos em primeiro lugar de mudar os homens. Eram precisos homens: tornava-se mister educá-los."



Em 1909 o senhor António deu uma palestra pública onde expôs os seus pensamentos sobre o futuro de Portugal: " A chave era a educação e Desmolins o modelo a seguir. Já se tinha procedido a demasiadas reformas, centradas apenas nos conteúdos curriculares e não nos métodos de ensino. Os alunos saíam da escola totalmente impreparados para o mundo real e de pouco utilidade serviam ao País..."


onde é que eu já vi isto?


"Aquilo que Portugal precisava, para asseguara a sua sobrevivência, era de engenho, iniciativa e vontade de arriscar; precisava de empresários, industriais e agricultores empreendedores, e não de mais funcionários públicos..."

Sem comentários: