sexta-feira, 1 de agosto de 2008

MEMÓRIAS

Ainda tenho presente as reportagens da nossa televisão quando chegavam aos cais de Lisboa os paquetes vindos do Ultramar, carregados de soldados; ainda tenho presente quando ao vivo, descendo as escadas do velho navio "Império" vi as cenas do desembarque; ainda tenho presente as críticas que os senhores de hoje, opositores da altura, faziam a estas situações; ainda tenho presente, após o 25 de Abril, o "nem mais um soldado para o ultramar". Quantos de nós fizeram três, quatro ou mais anos de guerra e chegaram (os que chegaram) a um cais vestido só de povo, sem uma única autoridade a dar as boas vindas. Hoje, com surpresa minha, vejo militares a partir para terras (que não as nossas) fazer uma comissão de seis meses(!!), e regressar com as mesmas cenas, agora com grandes reportagens de televisões e generais à espera. Só não vejo as tais vozes que gritavam "nem mais um soldado para o Ultramar", só não vejo os tais politicotes a criticar esta situação. A memória é curta...

Sem comentários: