terça-feira, 16 de setembro de 2008

O VALENTÃO DAS DÚZIAS...

Nas minhas arrumações de papéis encaixotados e que merecem agora da minha parte alguma atenção, fui descobrir uma revista do jornal Expresso datada de 6 de Julho de 1996, onde com o título "Um português pouco suave" Felícia Cabrita e Paula Barreiros dão à luz um belíssimo artigo sobre essa figura da cena portuguesa mais conhecida pelo "quantos são, quantos são" . Era tempo do Expresso voltar a lembrar esse artigo, e a nossa televisão também mostrar os célebres diálogos com o Mestre Alfredo Farinha para dizermos ao povo português que a nossa memória não é curta e mostrar quão finório é esse personagem. Bem gostaria de mostrar aqui o conteúdo da revista, mas como ela é muito extensa, limitar-me-ei a publicar alguns excertos.

1958-Escola do Exército:

... o rapaz ( António Alduíno dos Santos) mira e remira a assinatura das senhas, a falsificação era de tamanha perfeição que chegou a duvidar do seu juízo « a assinatura era tão perfeita que coloquei a hipótese de aquilo ser meu». Num instante espalha entre os camaradas as suas desconfianças, e corre à boca pequena que existe um falsário entre eles. Como se provará mais adiante no artigo o falsário era o "Roxinha" alcunha do nosso Valentão...

Sem comentários: