sábado, 6 de novembro de 2010

COMEÇOU A NOVA ÉPOCA

Começou em Outubro a época cultural do El Corte Inglès. Dos cursos antigos faltava-me apenas o de Cinema, dado pelo António Pedro Vasconcelos mas porque as inscrições são às centenas só agora e depois de várias tentativas, consegui o desejado ingresso neste curso. Sempre gostei de cinema, vi centenas de filmes até hoje, pertenci a um cine clube, ajudei na programação dos filmes no cinema da minha cidade, numa história curiosa que um dia contarei. No entanto hoje, por razões várias, o meu tempo de cinéfilo resume aos filmes que compro ou vejo na televisão. Raramente vou a uma sala, porque nada é como dantes. Detesto as pipocas, as salas pequenas, os filmes sem intervalo e sobretudo a poluição sonora que debitam na amostragem dos filmes. Mas cinema é cinema e foi bom ouvir o António Pedro Vasconcelos, foi bom reviver pedaços de antigos filmes que marcaram a minha juventude, foi bom conviver com uma plateia que tem os mesmos sentimentos para com o cinema. Mas a minha participação nesta época do âmbito Cultural não se ficou por aqui, pois começou um curso novo de História de Portugal para o qual consegui por via de uma desistência, um lugarzinho ao sol, para ouvir e relembrar a nossa história, tão rica (e pobre...) de quase novecentos anos de vida. Quanto deste Portugal passado está hoje presente nestes discursos de hoje. Novecentos anos de história e não aprendemos nada, repetimos os mesmos erros, dizemos as mesmas palavras, mergulhamos no mesmo abismo. Foram reis e princesas, foram nobres e burgueses, hoje são doutores e ministros, no mesmo tabuleiro, no mesmo mar de enganos, ludibriando, corrompendo. E o Zé meu Deus e o Zé?

Sem comentários: