segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

BALANÇO PARTE DOIS

J - JOÃO PEDRO - O filho, como sempre parte integrante deste balanço anual. Arquitecto a prazo neste país que despreza os jovens e explora-os.

K - KILAS O MAU DA FITA COM SÓCRATES NO PROTAGONISTA - O mau, o vilão, o pinóquio, o troca tintas, neste país das maravilhas o mal triunfa sempre.

L - LOURDES - A companheira sempre presente, nos bons e maus momentos.

M - MATILDE - Fez cinco anos e faz a alegria de todos. Um espanto!

N - NATAL - O tal que não foi, aquele que se misturou entre comprimidos e xaropes, mas não importa pois o natal é sempre que eu quizer.

O - OBRAS PÚBLICAS - Num país à beira do descalabro ainda há ministros que dizem que sim, que não, que talvez, tudo para bem das construtoras (ai Mota, Mota). A mim dava-me jeito um TGV na porcalhota e um aeroporto aqui para os lados da Cova da Moura...

P - PLANO INCLINADO - A luta de Medina Carreira e companhia. Mas o plano continua inclinado para o lado da mentira.

Q - QUEIJO - Aquilo que muitos portugueses comem em demasia para não se lembrarem das trapalhadas que os governos têm feito.

R - RITA - A filha, gestora de produtos, de equilíbrios, de ponderações.

S - SALAZAR - O homem das culpas todas. Também o livro que me ofereceram no natal, biografia dum pobretanas que morreu "rico" (que o diga o ouro do banco de Portugal).

T - TERTÚLIA - As duas, a da poesia que continua viva e a da "Ninfa" onde meis dúzia de carolas se juntam ao fim da tarde para divagarem sobre tudo e sobre nada.

U - UNIVERSIDADE - A sénior, onde as aulas de pintura e história de arte me fazem sentir vivo.

W - WIKILEAKS - A pura guerra das palavras, das verdades meio escondidas, das mentiras que não sonhávamos. A internet no seu melhor.

V - VAMPIROS - Pois é Zeca Afonso, os teus vampiros são hoje mais e mais refinados. Eles comem tudo e dão de comer aos amigos e não deixam nada. E o António é que era o malandro.

X - XELINDRÓ - O paraíso fiscal ou não para onde deviam de ir os nossos amigos vampiros.

Y - YES - Os yes man que estão sempre sempre ao lado da camarilha.

Z - ZÉ - O desgraçado, o burro de carga, o paga impostos, o desempregado, o f... e mal pago. Abre o olho Zé!

Sem comentários: