domingo, 27 de julho de 2008

O NOSSO FUTEBOL

Do Correio da manhã extraí este pequeno artigo de um jornalista sem medo que se chama Rui Cartaxana.



"Este incidente do Conselho de Justiça (CJ) da Federação Portuguesa de Futebol veio pôr a descoberto a extensão das raízes do ‘sistema’ que domina o futebol e que o ex-presidente do Sporting, Dias da Cunha, um dia identificou com os rostos dos seus líderes, a quem apontou o dedo – Pinto da Costa e Valentim Loureiro.

Seis anos depois, um e outro estrebucham, finalmente, nos emaranhados da Justiça desportiva, tentando, desesperadamente, apagar punições transitadas em julgado, protelando ou arrastando para as calendas gregas a inevitável aplicação dos regulamentos e da lei.

Pôr as escutas em causa, não por elas não serem autênticas e reveladoras, mas por supostas minudências legais, falsificar perante a UEFA o facto incontroverso de o castigo da CD da Liga ao FC Porto ser definitivo, dado que aceite e não recorrido pelo clube, ‘forçar’ as tristes figuras de Gonçalves Pereira e de João Leal, o presidente do CJ e seu digno assessor, eis o que até neste país de maravilhas dificilmente resultaria. Nem mesmo com uma imprensa em grande parte acrítica, fiel e disponível, quase de cachecol ao pescoço, mais pronta a fazer promoções do que notícias."

Sem comentários: