segunda-feira, 4 de junho de 2007

OS LIVROS E AS SURPRESAS



Nestes últimos tempos convivi no meio dos livros que se espalham pelas bancas dessas feiras de livros que percorrem as estações de metro e dos caminhos de ferro. Corri os armazéns, escolhi obras que há muito já não se encontram no mercado, desencantei raridades, cataloguei e marquei obras de várias colecções. De tanto livro pelas mãos passados, descobri dois, da colecção escritor que pouca gente conhece, que me chamaram a atenção pelo que os adquiri pela módica quantia de
2 euros cada. Um, Elles, de Alberto Pimenta e Ana Hatherly fala da correspondência trocada entre eles e do qual falarei mais tarde. Outro, "Diálogos"fala também de uma correspondência, mas esta entre a pintura e a poesia, e que me surpreendeu agradavelmente pois desconhecia de todo a poesia de António Lobo Antunes e a veia de pintor de José Luis Tinoco. Como ainda não consigo transpor para o blogue a pintura de Tinoco vou por ora transcrever dois pequenos poemas de Lobo antunes:

I

Por dentro da tua voz quem me chamou?
Passaros não, nem choupos, só o mínimo
cicio ao rés das ervas do teu corpo.

II

Diz de mim o meu rosto que estou velho.
Mas como se ainda agora me sentei
nos joelhos do tempo a aprender
os cheiros do jardim e um dedo lento
se demora, a brincar, nos meus cabelos?

Sem comentários: